Bl
ogueiros Decentes

Ainda que teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos,

como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...

(Saint-Exupéry)



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pedro, um Ser Humano Especial

A tendência do ser humano, quando alguém sobe para o primeiro (ou segundo) andar, é relaxar e desconsiderar muitos dos erros da pessoa.
Mas existem pessoas que passam pela vida e mostram claramente nas suas atitudes a bondade autêntica e espontânea e, apesar de seus erros (é claro, todos temos) e de grande teimosia, às vezes, podemos constatar que são seres especiais.
Basta um pouco de atenção e reflexão para perceber nas atitudes, nos espontâneos comentários (mesmo cirúrgicos) e nas razões das suas escolhas (muito limitadas, muitas vezes), a lisura e a grandeza da alma, independente do percentual de conta no banco.
Por mais de seis décadas (Caceta! Tô ficando experiente!) pude ver, da primeira fila, as atitudes do Cara (Esse, sim!)...
Vi sua exposição ao risco em defesa do mais fraco (aos 12 anos)... vi seu esforço pelo benefício geral, vi seu idealismo e vi seu crescimento pessoal, mas vi a inocência na sua grandeza profissional e sua imensa decepção, porque imaginou sempre que outros eram também tão dignos.
Vi sua indignação com a injustiça e a sublimação de muitos dos seus desejos e necessidades e o esforço para suprir e atender desejos e necessidades dos outros.
Ouvi pessoas ao longo do tempo e constatei o registro das suas boas palavras para elas.
Vi sua mágoa pelo afastamento do cotidiano estressante, compatível com sua energia, e o desligamento vagaroso das coisas... socialmente e profissionalmente “importantes”.
Vi um Ser Humano que sempre teve dificuldade de enxergar a própria imagem no espelho porque enxergava, na grande maioria das vezes, a imagem da necessidade dos outros.
Pela sua história... na sua Conta Cósmica, com toda a certeza, os créditos estão muito superiores aos débitos.
Vi seu privilégio (no meu entender) do simples desligamento da sua união espírito-matéria.
E reconheço, apesar de qualquer medida da solidariedade que eu possa ter aparentado ou praticado... não sei se um dia vou conseguir agir espontaneamente com a “autêntica bondade espontânea” que possuia o Pedro.

Um comentário:

  1. Esse era o Pedrão...
    Só tenho a agradecer pelos anos que dedicou a nossa familia.
    Agradecer por ter sido esse ser tão lindo na vida de todos nós.
    Por ter escolhido ser meu tio....

    ResponderExcluir